domingo, 13 de novembro de 2011

Gentilezas: Na hora certa

 



Gentilezas: Na hora certa
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5.9.)
Você já foi a um casamento, chegou na hora indicada no convite e descobriu, depois de algum tempo e algumas indagações, que a cerimônia só aconteceria realmente uma hora depois? Pois é, isso aconteceu comigo. Eu corri tanto para não me atrasar... Chegar a uma cerimônia de casamento depois dele já ter começado é indelicado. Depois de acelerar cheguei com alguns minutos de antecedência, então fiquei lá parada, sentada, esperando... Por um momento, pensei que tivesse me enganado quanto à hora marcada, até que outra convidada que também aguardava me disse: “Hoje em dia é assim mesmo, anunciar o horário da cerimônia antes do horário real é uma prática comum. Todo mundo faz assim!" Só eu não sabia. Lamentei.

Horários fictícios ou mentirinhas? E assim, vamos nos adequando a cultura do atraso, achando natural esperar por mais de três horas nas ante-salas dos consultórios. Chegando aos cultos enquanto eles já estão acontecendo e atrapalhando quem chegou na hora certa. Chegando aos compromissos sempre atrasados. Fazendo todos esperarem o nosso tempo, pois o nosso tempo é muito mais precioso que o do outro, eles que esperem! O grande problema é que acomodamo-nos e achamos tudo isso normal.
Jesus nos ensina que o que nos cabe é o sim, sim ou não, não. Ele não deixou reticências entre o sim e o não, contudo, nós as criamos para atender às nossas prioridades. Quando Deus prometeu um filho a Sara Ele disse que seria no tempo determinado, ou preciso. Ele cumpriu sem atrasos a sua promessa. Quem disse que atrasar é elegante? Se você ouviu isso ouviu uma mentira.
Reflita as atitudes:
Chegue no horário marcado. Se chegar atrasado a alguma reunião, não cause tumulto, não atraia a atenção para você. Seja correto com o horário estipulado, principalmente se foi você que os marcou e finalmente, não permita que o seu casamento comece com uma mentira. Podemos mudar a fama de um povo que anda atrasado, pois é assim que ainda somos reconhecidos, se quisermos mudar o nosso comportamento começando por pequenas atitudes.
Somos um povo que vive segundo os princípios de Deus e nosso Deus é preciso e correto. Basta seguir Seus ensinamentos.
Esta é a hora certa para mudarmos!
”Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1.)
Nilma Gracia Araujo