segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reconstrução e Restauração




Podemos imaginar nossa vida como se fosse um muro em meio a uma guerra, onde somos bombardeados todos os dias, esses ataques podem ser por diversos motivos ou apenas concequência de nossas escolhas que nos levam a brechas nos muros, destruição, pedaços de pedras espalhados por toda parte.
Devemos entender que santidade é uma obra contínua, uma obra de restauração e reconstrução, vamos sendo edificados quando Deus vai reconstruindo, tirando a sujeira, os entulhos.

Vemos no livro de Neemias a reconstrução dos muros de Jerusalém, os muros foram destruídos, e suas portas queimadas. Neemias era o copeiro do rei e se compadeceu da situação a qual se encontrava a cidade de seus pais. Pediu ao rei que o deixasse ir ao local e junto com o povo reedificar os muros.
Disponhamos e edifiquemos; E fortaleceram as mãos para a boa obra, devemos trabalhar em equipe fazendo parte do mesmo corpo, onde a cabeça é Cristo e nós os membros, cada um com sua importância. E as mesmas pedras foram colocadas nos seus lugares e também novas pedras. O Senhor preenche as lacunas com as mesmas predas porque Ele nos quebra e nos refaz, e acrescenta pedras novas.

São 5 ataques:
1º Intimidação Neemias 4:2. Não podemos esperar que o inimigo fique olhando o nosso crescimento sem fazer nada, quando chegamos na metade do caminho ele agi, tentando nos desanimar e nos lembrando das nossas fraquezas.
2º Armadilhas ( Nós não tropeçamos nas montanhas mas sim nas pedrinhas a raposa são as pedrinhas.) Devemos cortar as coisas que desagradam a Deus. Neemias 4:3
3º Confusão ( Jogar uns contra os outros) Neemias 4:8
4º Desânimo ( Cansados, sem visão e sem ânimo) Neemias 4:10

O inimigo, espera estarmos cansados para atacar, é quando estamos sem ânimo para orar, para ler a palavra é quando deixamos de olhar para Cristo e olhamos o que está a nossa volta, todos os problemas, pensamos ate que as promessas que Deus tem para nós, não vão se cumprir. Quando começamos a reconstrução dos muros, a caminhada com Jesus, não nos damos conta de como é longa a estrada.

Tem uma historia de um grupo de amigos que estava subindo uma montanha gelada, e encontraram um bar, que era uma ponto de parada  todos entraram o lugar era quente e confortável com musicas muito agradáveis. Eles comeram e reabasteceram, mas só uma parte decidiu continuar caminhando, a outra continuou comendo e desfrutando das delícias daquele lugar. Pouco a pouco a música já não era tão agradável, o lugar que parecia  confortável já não os interessavam mais, foi então que arrependidos olharam da janela e viram seus amigos que continuavam a subir, mesmo com todas as dificuldades.

Não devemos parar mas sim continuar e não importa as circunstâncias, o Senhor está sempre conosco e nos dará forças para permanecermos de pé.

5º Falta de discernimento. Muitas vezes o diabo está nos atacando e nós não percebemos, temos que ter sabedoria para saber o que está a nossa volta. Neemias 4:11

Estratégias de defesa
1º Oração Neemias 4:4 e 9. O nosso socorro vem do Senhor, através da oração podemos encontrar forças, consolo e orientação. É orando e vigiando para não cair nas ciladas.
2º A palavra Neemias 4:16,17,18 e 23. A palavra de Deus é espada. Revestir-vos de toda a armadura de Deus para que possais vencer nos dias maus. EF 6: 11 ao 18 (Ler e viver a palavra de Deus é essencial para nossa vida)
3º Descanso Neemias 4:13 precisamos de um tempo para descansar, um momento com a família, ter um tempo para conversar com Deus só você e Ele.
4º Comunhão e não Isolamento. Neemias 4:19 e 20 devemos congregar. ( uma brasa fora da fogueira esfria rápido, a ovelha sozinha é presa fácil) Devemos esta juntos dos nossos, sempre nos alimentando de Deus. Um dia uma pessoa me falou que devemos andar com pessoas que estejam sempre mais próximas de Deus do que nós, pessoas que tem uma intimidade com Deus maior que a nossa, para que nos influencie a buscar mais do Senhor.
5º Animo Neemias 4:14 Não temas o Senhor esta conosco, e não importa o tamanho das advercidades, Ele está sempre presente nos dando forças, sarando nossas feridas, retirando tudo que está atrapalhando o nosso crescimento espiritual, preenchendo as lacunas da nossa vida. Se for preciso Ele nos quebra e nos refaz porque Ele é Deus e nós somos frutos do seu amor, e fomos criados para sua Glória.

Jeremias 23:29
Isaías 55:10e11
  
Que o Senhor os abençoe, e que essas palavras venham a trazer vida para sua vida, em nome de Jesus.