segunda-feira, 14 de junho de 2010

Semeando os corações

Mateus 13: 1-8 e 18-23
Jesus nos conta a historia de um semeador, que saiu a semear, também nos fala sobre as sementes que foram plantadas em vários tipos de solos, pude perceber a importância do solo que representa nosso coração.

O Senhor nos falar (E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;) Mateus 13:4 e logo mais explica (Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.)Mateus 13:19, muitas vezes vamos a igreja simplesmente porque é domingo, ou não temos outra coisa a fazer, talvez vamos encontrar alguns amigos, ou tentar encontrar uma solução para os nossos problemas; chegamos tão carregados, brigas, preocupações, ansiedades, angustias, alimentados pelas programações na TV. Muitas vezes o Senhor esta tentando falar conosco, usando um irmão, trazendo uma palavra vinda direto do céu para nós, mais estamos tão cheios que nem percebemos, o solo do nosso coração está tão fechado que não consegue absorver essa semente.

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. Mt 13:5-7 e no versículo 21-23 diz: O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; as pedras também podem representar nosso orgulho, egoísmo,  falta de amor, intrigas, que vão solidificando em nossos corações deixando espaço algum pra ser semeado e as sementes que foram plantadas estão envolvidas nesse meio tão pesado sem fertilidade alguma, expostas aos raios solares. Tenho um amigo muito especial  que se encaixa bem nesse trecho, ele é um cara de fazes, existe tempo que ele se encontra tão dedicado na obra do Senhor, que chego a pensar que é pra valer, bom! Como tudo na vida dele não dura muito tempo, ele volta a fazer tudo errado de novo, sem forças pra seguir em frente. Esse coração esta tão cheio de falhas e tão inseguro sem espaço para ser tocado, a semente é plantada mais não existe espaço para enraizar, quando vem as provações não existe estabilidade para a semente, ele olha para o mundo, e se ilude com as coisas que nos enche os olhos, uma falça visão de felicidade e riqueza.

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mt. 13-8 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mt. 13-23
Existe um processo para o plantio, a limpeza do solo, devemos limpar todas as pedras, espinhos, perdoar, amar as pessoas, os nossos inimigos, amar o Senhor acima de todas as coisas, tem pedra que o Senhor pode tirar, mais devemos permitir que Ele nos cure, que Ele venha aerar nossa terra, adubar, para que a semente seja plantada, regada e brote. Mais se em meio às circunstâncias da vida a praga do pecado insistir em te acatar existe um remédio e Ele esta sempre pronto a nos curar, livrar e perdoar, as suas misericórdias não tem fim se renovam a cada manhã, mesmo com as nossas fraquezas, limitações Ele nos ama e cuida de nós.

Crescemos e chegamos a pensar que vamos tocar o céu, nossos galhos estão tão grandes tão cheios de si, mais o nosso semeador é tão justo e maravilhoso que retira os excessos, somos muito importantes para Deus, ele cuida de nós de um jeito tão lindo, para que nenhuma de suas sementinhas se perca.

A vontade do Senhor é que cresçamos na graça e no conhecimento, que venhamos a germinar e dar frutos, e que sejamos humildes reconhecendo que somos criaturas e fomos criados para o louvor e Glória do Senhor nosso Deus.